Ano 09 - Número 27 - Novembro 2008
Rádio SulAmérica Trânsito 92,1 FM - SP Clique e ouça ao vivo!
Expediente
Edição número 27 | Entrevista VIP
Voltar
Entrevista com Nikolaus Von Bomhard, presidente da Munich Re
Por: Solange Guimarães
Em linhas gerais, qual a sua avaliação sobre o grau de especialização dos profissionais do mercado brasileiro em relação ao resseguro. Temos gente qualificada suficiente? E entre os corretores de resseguro?
NVB - Mesmo esperando há mais de 10 anos pela abertura, o mercado poderia ter se preparado um pouco mais. A Munich Re, por exemplo, ofereceu, ao longo destes anos, vários cursos de treinamentos no Brasil e também levou profissionais deste mercado à Alemanha em diversas oportunidades. Os resseguradores internacionais estão se instalando no Brasil e certamente há transferência de know how entre os profissionais deste mercado. Com este movimento, a quantidade de profissionais com a qualificação que o mercado exige crescerá com maior rapidez ainda.
Nikolaus Von Bomhard
SAOL - SulAmérica e Munich Re têm um relacionamento de longa data, alguns de nossos executivos passaram por cursos na Munich Re e a companhia avalia que este intercâmbio de experiências é extremamente positivo. Esta aproximação com a SulAmérica contribuiu de alguma forma para o conhecimento do mercado brasileiro? Em sua avaliação, quais os principais benefícios desta relação?
NVB - A Munich Re se relaciona com o mercado brasileiro há muito tempo. Com a SulAmérica, a amizade é antiga e avaliamos este intercâmbio de forma muito positiva também. Esta aproximação entre a Munich Re e a SulAmérica certamente contribuiu positivamente para conhecermos melhor o mercado brasileiro. Em termos de benefícios, acreditamos também que os principais foram a criação de laços pessoais, a troca intensa de experiências e know-how entre ambas as empresas e esperamos que estes frutos propiciem bons negócios entre a Munich Re e SulAmérica.
"Para os próximos anos confiamos em um contínuo crescimento do mercado" - Nikolaus Von Bomhard
SAOL - A SulAmérica optou por não atuar como resseguradora para ter flexibilidade para negociar livremente os contratos de resseguro. Como o senhor avalia esta estratégia?
NVB - Certamente respeitamos esta decisão. A Munich Re, sendo uma empresa global com especialistas em resseguros, pode oferecer toda a gama de produtos de acordo com as necessidades da SulAmérica.
SAOL - Como está o cenário mundial da indústria de seguros e qual a sua perspectiva sobre o desenvolvimento do setor nos próximos anos? Como as grandes catástrofes e a instabilidade econômica mundial têm afetado o setor de resseguro?
NVB - Dentro de um cenário mundial de alta competitividade e considerando a atual difícil situação no mercado de capitais, contamos com que os rendimentos fiquem abaixo do esperado no curto prazo. Para os próximos anos, porém, confiamos em um contínuo crescimento do mercado, principalmente em alguns países e regiões onde há crescimento econômico acelerado, tal como vem ocorrendo no Brasil. Como tradicionalmente no resseguro há ciclos, com freqüências diferentes de catástrofes e instabilidades, estamos há tempos já focados no gerenciamento destes ciclos. Levando em conta os grandes danos projetados e a quantidade real de tais ocorrências, o setor de resseguros sempre deve estar atento para este gerenciamento de ciclos, diminuindo assim consideravelmente estes impactos.
Voltar
 
Copyright © SulAmérica 2008. Todos os direitos reservados.