Perguntas e respostas

Conheça algumas dúvidas mais freqüentes sobre o SulAmérica Casa.


O que devo fazer se acontecer um sinistro em minha residência?

Você deverá comunicar o sinistro imediatamente à SulAmérica, através da Central de Atendimento 24 Horas pelos telefones 4004-4102 (capitais e áreas metropolitanas) ou 0800 727 4102 (demais regiões). Não esqueça de verificar, no momento da comunicação do sinistro, se há algum serviço da Assistência 24 Horas a ser acionado a fim de minimizar os prejuízos. Para solicitar estes serviços você deve informar o número de sua apólice.

Em quanto tempo, após o sinistro, será paga a indenização?
A indenização é realizada, no máximo, 30 dias após a entrega de toda a documentação necessária. A contagem deste prazo será suspensa se os documentos apresentados não forem suficientes e reiniciada após a apresentação dos mesmos.

Quais os bens são indenizáveis pelo meu seguro?
Serão indenizados os objetos de uso pessoal ou doméstico, tais como roupas, roupa de cama, mesa e banho, talheres, jogos de mesa, louças, panelas, utensílios, eletrodomésticos, aparelhos eletro-eletrônicos, cinematográficos, fotográficos e análogos, bem como móveis existentes no imóvel segurado.

Existem bens que não são indenizáveis pelo meu seguro?
Sim. Alguns bens não são cobertos pelo seguro residencial, como jóias, tapetes, dinheiro, animais, obras de arte, automóveis, armas e munições, softwares, entre outros.

Em caso de sinistro, como é calculado o valor da indenização dos bens segurados?
O cálculo da indenização para danos materiais terá como base o valor em risco de cada bem. Entende-se por valor em risco o custo de reposição do bem no dia e local do sinistro, subtraídas as depreciações pela idade, uso, estado de conservação e obsolescência.
No cálculo da indenização para equipamentos eletro-eletrônicos e de informática haverá depreciação conforme critérios da seguradora.

Minha residência foi assaltada e utilizei quase todo o valor de indenização que contratei para Roubo e Furto Qualificado. Caso necessite acionar esta garantia novamente durante a vigência do meu seguro, terei direito à indenização?
Você tem direito à indenização, mas estará limitado ao valor contratado para a garantia, descontado do valor recebido pelo sinistro anterior.

Se for utilizada uma garantia que prevê pagamento de franquia, o pagamento desta franquia ocorrerá antes do recebimento da indenização?
Não. O valor da franquia é deduzido do valor que você tem a receber pela garantia utilizada.

Moro em casa de aluguel. Se acontecer um incêndio em minha residência, quem receberá a indenização: eu ou o proprietário?
Você receberá a indenização para cobrir as perdas no conteúdo da residência (móveis, eletrodomésticos etc.) e o proprietário receberá a indenização referente aos prejuízos causados ao imóvel.

Em caso de incêndio, meu carro estará coberto pelo meu seguro residencial?
Não. Veículos motorizados e similares, inclusive seus componentes, peças e acessórios, não estão cobertos pelo seu seguro residencial.

Se houver uma queda de raio e meu microondas for danificado, serei indenizado?
Se a queda de raio for no terreno segurado e houver vestígios da ocorrência, você será indenizado.

Em que circunstâncias posso acionar a Assistência 24 Horas?
Você poderá acionar o serviço da Assistência 24 Horas sempre que precisar de serviços como execução de reparos de emergência, indicação de profissionais para serviços de manutenção e informações sobre descontos e vantagens em estabelecimentos.

O que a cobertura de Responsabilidade Civil Familiar me oferece?
Cobre o dano material ou pessoal, involuntário, causado a terceiros pelo segurado, seu cônjuge, filhos, empregados domésticos residentes no imóvel e animais domésticos de sua propriedade, bem como pelo uso, existência e conservação do imóvel. Por exemplo, se o Segurado possuir um cachorro que venha a morder alguém, causando-lhe danos, a indenização ao terceiro é garantida por esta cobertura.

Eu posso alterar os limites das garantias que contratei?
Sim. Para isto será realizado um endosso e poderá ocorrer alteração no prêmio do seguro, o que promoverá restituição ou cobrança adicional de prêmio.

Posso contratar seguro para Casa de Madeira?
O Seguro SulAmérica Casa não está disponível para imóveis de madeira.

Posso contratar o seguro para meu imóvel de veraneio?
Sim. O produto SulAmérica Casa está disponível para imóveis de veraneio.

Quais os bens cobertos na garantia de Roubo ou Furto Qualificado do Conteúdo?
Bens de uso pessoal ou doméstico, tais como: móveis, roupas, roupas de cama, mesa e banho, talheres, louças, panelas, utensílios, relógios de parede, eletrodomésticos de linha branca (fogões, geladeiras, microondas, fornos, liqüidificadores, torradeiras, espremedores etc.); aparelhos eletro-eletrônicos, cinematográficos, fotográficos, computadores e análogos, desde que estejam relacionados na proposta de contratação do seguro e que possuam nota fiscal.

Independente de o imóvel ser uma cobertura ou uma casa em condomínio, o prêmio será o mesmo?
Não. Para cada tipo de imóvel possuímos valores de prêmios diferenciados.

Se ocorrer um sinistro em minha residência e eu tiver gastos tentando salvar móveis e outros itens cobertos pelo seguro, a SulAmérica irá me reembolsar?
Estão cobertas pelo SulAmérica Casa as despesas com salvamento efetuado pelo segurado, até o Limite Máximo de Responsabilidade contratado para cada garantia, na ocorrência dos sinistros cobertos pelas mesmas.

Independente da forma de pagamento do meu seguro (DCC ou Carnê), poderei escolher o dia de vencimento das parcelas?
Sim, desde que o vencimento ocorra, no mínimo, 15 dias e, no máximo, 45 dias após a data da emissão da apólice. Se a data escolhida não estiver neste intervalo, será atribuída a data mais próxima da indicada.
Quando não houver indicação de melhor dia de vencimento, o mesmo ocorrerá 20 dias após a emissão da apólice ou 30 dias após o início de sua vigência, o que for mais vantajoso para o segurado.

Se eu verificar que algum dado cadastral, como o endereço de minha residência ou meu CPF, estiver incorreto na minha apólice, poderei solicitar um endosso para alteração/correção do mesmo?
Com exceção do nome do segurado e do logradouro do imóvel que somente poderão ser corrigidos, os demais dados cadastrais do segurado e do imóvel poderão ser alterados ou corrigidos através de endosso.

No mesmo terreno existem duas casas separadas por um muro, terá que emitir duas apólices?
Neste caso a apólice terá dois locais de risco e deverá ser contratada uma apólice para cada local de risco.