Para ser um da Nova Campeões, você precisa de talento e
de algumas dicas.
Aproveite as dicas para ficar mais perto da grande final.
- 1. Veja quanto você vendeu no ano que passou, ou nos últimos meses. Identifique comportamentos sazonais de seus clientes.
- 2. Ter apenas um conjunto de números não significa nada. Estude-os, veja para que caminho apontam.
- 3. Faça suas projeções de venda. Coloque tudo no papel de forma reduzida. Quanto mais objetiva e
simples essa projeção for, mais fácil de conquistar seus objetivos.
- 4. Certifique-se de que seu cliente entendeu sua proposta e posicionamento. Do contrário, você pode até perder uma venda.
- 5. Metas, sejam diárias ou semanais, precisam ser quantificáveis. Se você quiser novos clientes, coloque no papel quantos você quer. Se quiser vender mais, diga quanto. Sem números o planejamento é impossível.
- 6. Caso você estabeleça uma meta anual, divida-a em várias metas de curta duração, facilitando seu controle e seu senso de conquista.
- 7. Divida seu dia-a-dia para melhor alcançar suas metas. Se você planejou conseguir 20 novos clientes no mês, baseado em sua taxa de sucesso, busque tantos prospects por dia. Certifique-se de separar tempo para essa atividade.
- 8. Não espere o final para medir os resultados; confira sua performance a cada curto período de tempo.
- 9. Faça os ajustes necessários para que você continue na rota planejada. Lembre-se, planejamento não é algo inflexível. Ajuste seus planos, sua atitude, mude comportamentos. Mas a meta continua.
- 10. Após alguns meses, desafie-se a fazer um pouco mais do que o planejado, ou teste novas técnicas de vendas. Não permita que a rotina tome conta.
- 11. Não hesite. Você só saberá se o que imaginou dará certo se tentar.
- 12. Seu cliente também não é a fonte mais confiável de opiniões sobre estratégias. Ele só vai dizer o que já espera de seu serviço ou produto. Vá além.
- 13. Confie na sua intuição e na do seu pessoal. Tente, experimente novas maneiras de atingir a meta desejada.
- 14. Persista e termine. N ão desanime com as dificuldades, teste novas idéias até identificar algo que funcione.
- 15. Algumas vezes, você vai ouvir um não. A diferença entre os vencedores e os perdedores é a reação a este não. Tire uma lição daquela situação e parta para outra.
- 16. Lembre-se (de) que nem a derrota nem a vitória são permanentes. Tire lições das duas, aproveite o máximo de cada momento e siga em frente. Sempre.
- 17. Quando sentir que a situação está realmente crítica e você está perdendo o controle, pare tudo e vá dar uma volta. N ão é possível pensar direito estando nervoso.
- 18. Tente novas formas de chegar ao prospect. Telefone, mande cartas e folhetos da sua empresa, e-mails.
- 19. Busque uma aproximação indireta: se você conseguir falar e obter uma resposta positiva dos subordinados ou família do prospect, o contato já está praticamente garantido.
- 20. Esteja preparado para responder e fazer muitas perguntas. Você e o cliente estão se conhecendo.