homepagequem somos • projetos sociais

Projetos Sociais

Um dos valores da marca SulAmérica é ser Socialmente Responsável. Com o sucesso do Projeto SulAmérica de Saúde Ocular, em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Helen Keller, várias outras ações e campanhas sociais têm sido criadas e contam com a adesão maciça de funcionários e parceiros.

Projeto Praças da Paz
Comprometida com a segurança e o bem-estar da população, a SulAmérica se uniu ao Instituto Sou da Paz para criar o Praças da Paz SulAmérica, um projeto de revitalização participativa de praças públicas que está criando espaços de convivência para jovens e adolescentes da periferia de São Paulo. A mobilização dessas comunidades e a formação da juventude dessas regiões são os principais objetivos do projeto, que transformará espaços, atualmente abandonados e desvalorizados, em centros comunitários de promoção de atividades esportivas, culturais e educativas. Atualmente, a empresa atende a 3 comunidades: Lajeado, Jardim Ângela e Brasilândia.

Coleta Seletiva de Lixo
Desde julho de 2004, as unidades do Rio de Janeiro e São Paulo têm um sistema de coleta seletiva e de reciclagem de materiais e, a partir de 2006, o mesmo sistema foi implantado em todas as sucursais da empresa. Esse programa tem por objetivo contribuir para a preservação ambiental e beneficiar comunidades carentes, reafirmando a responsabilidade social da empresa. Os recursos gerados com a coleta seletiva de lixo têm sido utilizados para a reforma de instituições, doação de áreas de lazer, fraldas geriátricas, kits de higiene pessoal, agasalhos, entre outros itens. Co ma verba, também são realizadas aulas de pré-vestibular para mensageiros que trabalham na empresa e que vêm de comunidades carentes.

Comitê Solidário
O Comitê Solidário foi formado para melhorar ainda mais os resultados das campanhas sociais da empresa. São 185 membros, lotados em diversas unidades, que se sensibilizaram com o objetivo do projeto e se inscreveram, para contribuir com novas idéias, sugestões e propostas, além de incentivar a participação dos funcionários de sua unidade. Com o apoio do Comitê Solidário, novas ações sociais são realizadas anualmente em todas as localidades e os resultados tiveram crescimento expressivo, beneficiando mais de 200 instituições sociais e cerca de 10 mil pessoas em todo o Brasil.

Campanha de Doação de Sangue
Realizada uma vez ao ano em todo o Brasil, cerca de 1000 funcionários aderiram à campanha, em 2007, e 700 bolsas de sangue foram doadas para Bancos de Sangue de 16 estados.

Campanha de cadastramento de doadores de medula óssea
O objetivo dessa campanha é contribuir com o REDOME (registro de doadores de medula óssea), aumentando as chances de vida de quem precisa de um doador. A ação foi realizada em outubro de 2007, no Rio de Janeiro, onde 380 funcionários se cadastraram como doadores voluntários.

Campanha do Agasalho
Desde 2005, os funcionários arrecadaram aproximadamente 16 mil peças de roupas e cobertores para diversas instituições sociais de todo o Brasil. Alguns itens também são comprados com os recursos do programa de Coleta Seletiva de Lixo da SulAmérica.

Campanha de Doação de Brinquedos
A campanha acontece no mês de setembro, e os brinquedos são distribuídos até o Dia das Crianças. Todas as doações são realizadas pelos funcionários, que contribuem doando itens novos ou usados, em bom estado. De 2005 a 2007 foram arrecadados 20 mil peças de brinquedos e livros infantis, beneficiando 123 instituições em todo o Brasil.

Campanha de Prevenção à Dengue
Com o objetivo de orientar seus funcionários a prevenir a doença, principalmente em período de maior propagação do mosquito, a SulAmérica divulga em sua intranet matérias sobre os perigos da dengue, além de distribuir folders do Ministério da Saúde.