homepageempresarial • dúvidas freqüentes

- O que fazer se acontecer um sinistro em minha empresa?

- Em quanto tempo, após o sinistro, será paga a indenização?

- Quais os bens são indenizáveis pelo meu seguro?

- Existem bens que não são indenizáveis pelo meu seguro?

- Em caso de sinistro como é calculado o valor da indenização dos bens segurados?

- A empresa foi assaltada e foi utilizado quase todo o valor de indenização para Roubo e Furto Qualificado. Caso necessite acionar esta garantia novamente durante a vigência do meu seguro, terei direito à indenização?

- Se for utilizada uma garantia que prevê pagamento de franquia, o pagamento desta franquia ocorrerá antes do recebimento da indenização?

- Se o imóvel for alugado e acontecer um incêndio, quem receberá a indenização, o locatário ou o proprietário?

- Em caso de incêndio, meu carro estará coberto pelo meu seguro empresarial?

- Em que circustâncias a empresa deve acionar a Assistência 24 Horas?

- O que a cobertura de RC Estabelecimentos Industriais e Comerciais oferece?

- Os limites da garantia podem ser alterados?

- O seguro empresarial pode ser contratado por pessoa física?

- Quais os bens cobertos na garantia de equipamentos eletrônicos?

- Quais os bens cobertos na garantia de Roubo ou Furto Qualidficado do Conteúdo?

- Se ocorrer um sinistro na empresa e houver gastos tentando salvar móveis e outros itens cobertos pelo seguro, a SulAmérica irá reembolsar a empresa?

- Independente do dia da forma de pagamento do meu seguro (DCC ou Carnê) poderi escolher o dia de vencimento das parcelas?

- Se for verificado que algum dado cadastral, como endereço de minha residência ou meu CPF, estiver incorreto na minha apólice, poderei solicitar um endosso para alteração/correção do mesmo?




O que fazer se acontecer um sinistro em minha empresa?

Você deverá comunicar o sinistro imediatamente à SulAmérica, através da Central de Atendimento 24 Horas pelos telefones 4004 4102 (capitais e áreas metropolitanas) ou
0800 727 4102
(demais regiões).Não esqueça de verificar, no momento da comunicação do sinistro, se há algum serviço da Assistência 24 Horas a ser acionado a fim de minimizar os prejuízos. Para solicitar estes serviços você deve informar o número de sua apólice.


 


Em quanto tempo após o sinistro será paga a indenização?

A indenização é realizada, no máximo, 30 dias após a entrega de toda a documentação necessária. A contagem deste prazo será suspensa se os documentos apresentados não forem suficientes e reiniciada após a apresentação dos mesmos.


 

Quais os bens são indenizáveis pelo meu seguro?

Serão indenizados todos os bens existentes no interior do imóvel, inerentes ao ramo de negócios do segurado, tais como máquinas, móveis e utensílios, matérias-primas e mercadorias.



 

Existem bens que não são indenizáveis pelo meu seguro?

Sim. Alguns bens não são cobertos pelo seguro empresarial, como jóias, pedras preciosas e metais preciosos, relógios, peles, tapetes orientais e similares, raridades, antigüidades, coleções, obras de arte, armas e munições, entre outros.



 

Em caso de sinistro, como é calculado o valor da indenização dos bens segurados?

O cálculo da indenização para danos materiais terá como base o valor em risco de cada bem. Entende-se por valor em risco o custo de reposição do bem no dia e local do sinistro, subtraídas as depreciações pela idade, uso, estado de conservação e obsolescência.
No cálculo da indenização para equipamentos eletro-eletrônicos e de informática haverá depreciação conforme critérios da seguradora.


 

A empresa foi assaltada e foi utilizado quase todo o valor de indenização contratado para Roubo e Furto Qualificado. Caso necessite acionar esta garantia novamente durante a vigência do seguro, terei direito à indenização?


A empresa tem direito à indenização, mas estará limitado ao valor contratado para a garantia, descontado do valor recebido pelo sinistro anterior.


 

Se for utilizada uma garantia que prevê pagamento de franquia, o pagamento desta franquia ocorrerá antes do recebimento da indenização?

Não. O valor da franquia é deduzido do valor que a empresa segurada tem a receber pela garantia utilizada.


 


Se o imóvel for alugado e acontecer um incêndio quem receberá a indenização, o locatário ou o proprietário?

O locatário receberá a indenização para cobrir as perdas no conteúdo da empresa e o proprietário receberá a indenização referente aos prejuízos causados ao imóvel.



 


Em caso de incêndio, meu carro estará coberto pelo meu seguro empresarial?

Não. Veículos motorizados e similares, inclusive seus componentes, peças e acessórios, não estão cobertos pelo seguro empresarial.



 


Em que circunstâncias a empresa pode acionar a Assistência 24 Horas?

A empresa segurada poderá acionar o serviço da Assistência 24 Horas sempre que precisar de serviços como execução de reparos de emergência, indicação de profissionais para serviços manutenção.



 


O que a cobertura de RC Estabelecimentos Comerciais e Industriais oferece?

Cobre danos involuntários, pessoais e/ou materiais causados a terceiros relacionados com a existência, uso e conservação do imóvel segurado, operações comerciais e/ou industriais, inclusive operações de carga e descarga em local de terceiros, a existência e conservação de painéis de propaganda, letreiros e anúncios pertencentes ao segurado.



 


Os limites das garantias podem ser alterados?

Sim. Para isto será realizado um endosso e poderá ocorrer alteração no prêmio do seguro, que promoverá restituição ou cobrança adicional de prêmio.



 


O Seguro Empresarial pode ser contratado por pessoa física?

Nos casos de Profissionais Liberais e proprietários com cobertura exclusiva para prédio, será permitido a contratação em nome de pessoa física.



 


Quais o bens cobertos na garantia de Equipamentos Eletrônicos?

Os bens cobertos por esta garantia são os equipamentos de informática e telecomunicações de uso da empresa tais, como, computador e seus componentes, centrais telefônicas, eletrodomésticos em geral, relógios de ponto, caixas registradoras, entre outros.



 


Quais o bens cobertos na garantia de Roubo ou Furto Qualificado do Conteúdo?

Os bens cobertos por esta garantia são os móveis, máquinas, utensílios, mercadorias e matérias-primas, aparelhos eletro-eletrônicos, cinematográficos, fotográficos, computadores e análogos, quando mercadorias do segurado.



 


Se ocorrer um sinistro na empresa e houver gastos tentando salvar móveis e outros itens cobertos pelo seguro, a SulAmérica irá reembolsar a empresa?

Estão cobertas pelo SulAmérica Empresarial as despesas com salvamento efetuado pelo Segurado, até o Limite Máximo de Responsabilidade contratado para cada garantia, na ocorrência dos sinistros cobertos pelas mesmas.



 


Independente da forma de pagamento do meu seguro (DCC ou Carnê) poderei escolher o dia de vencimento das parcelas?

Sim, desde que o vencimento ocorra, no mínimo, 15 dias e, no máximo, 45 dias após a data da emissão da apólice. Se a data escolhida não estiver neste intervalo, será atribuída a data mais próxima da indicada. Quando não houver indicação de melhor dia de vencimento, o mesmo ocorrerá 20 dias após a emissão da apólice ou 30 dias após o início de sua vigência, o que for mais vantajoso para o segurado.



 


Se for verificado que algum dado cadastral, como o endereço da empresa ou CGC, estiver incorreto na apólice, poderei solicitar um endosso para alteração/correção do mesmo?

Com exceção do nome do segurado e do logradouro do imóvel que somente poderão ser corrigidos, os demais dados cadastrais do segurado e do imóvel poderão ser alterados ou corrigidos através de endosso.